4 motivos para nunca abandonar a leitura

Desenho de bonecos sentados em livros lendo Fonte: Shutterstock

Fonte: Shutterstock

Veja a importância de manter o hábito de leitura na sua rotina

Muitas pessoas queixam-se de não terem tempo para colocar a leitura em dia, devido à grande quantidade de tarefas acumuladas durante a semana, que acabam por deixar a agenda lotada. Muitas vezes, reservar um momento para a leitura pode parecer quase impossível, mesmo que seja apenas uma vez por semana.

No entanto, os livros não devem ser deixados de lado, pois possibilitam uma aprendizagem constante, ampliando o repertório cultural e possibilitando uma nova visão de mundo. Por sorte, existem diversas formas de adaptar a sua rotina para conseguir ler com mais frequência mesmo estando sem tempo, ainda que muitas vezes essa adaptação não seja assim tão simples.

Separamos a seguir 4 motivos para convencê-lo a nunca abandonar a leitura. A saber:

1 – Conhecimento

Os livros têm a capacidade de ampliar o repertório cultural fazendo com que tenha acesso a diversas áreas do conhecimento ao longo de uma só leitura. Em geral, as pessoas que leem frequentemente possuem assuntos abrangentes e têm mais hipóteses de obterem um bom desempenho em provas mais extensas como os exames, por exemplo.

2 – Pensamento crítico

É muito provável que desenvolva uma reflexão crítica sobre as principais temáticas que podem aparecer durante a leitura. Os livros podem mudar a visão de mundo do leitor fazendo com que ele encare muitos assuntos com uma perspetiva diferente.

3 – Exercício mental

Ler é uma ótima forma de estimular a atividade mental já que, além de ampliar o vocabulário, desenvolve as habilidades de escrita e aumenta a capacidade de interpretar textos. Além de ser um ótimo exercício para manter o cérebro ativo, a leitura é capaz de despertar a criatividade e a imaginação no leitor, estimulando o seu pensamento inovador, de forma a que ele sempre tenha novas ideias.

4 – Alívio do stresse

A leitura pode diminuir os sintomas de stresse acumulados ao longo de uma semana intensa de trabalho ou de estudos. Além disso, ler um pouco antes de dormir pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente, fazendo com que acorde mais bem-disposto no dia seguinte.

 

 

Fonte: Livros e pessoas

Eu sou Lúcia Mara Formighieri, cega, graduada em Comunicação Social/Jornalismo há 12 anos e apaixonada por livros. Idealizadora deste blog, parceira e colunista no Congresso de Acessibilidade, Canal de Notícias, entre outros.

“O que eu posso fazer enquanto comunicadora, para transformar a vida das pessoas?

Com este questionamento, criei este Blog, Literagindo, para tratar de Literatura e Leitura Inclusivas!

Venha Literagir com a gente!