Agora a leitura inclusiva está em todos os estados do país!

Imagem borrada de uma criança ao fundo com o símbolo de uma bola com o mapa do Brasil em traços escrito Rede de leitura inclusiva, informa os incentivadores desse projeto.

O projeto Rede de Leitura Inclusiva teve início em 2013, incentivado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Três anos depois, o conceito de trabalho em rede em prol da leitura inclusiva está ativo em 26 Estados e o Distrito Federal e terá um grande encontro entre os dias 14 e 16 de junho, em São Paulo.

O I Encontro da Rede Nacional de Leitura Inclusiva reunirá representantes de Grupos de Trabalho (GTs) com atuação por Estado, com o objetivo de maior integração.

Os participantes são profissionais da leitura, como educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e organizações sociais de todo o País.

Os convidados serão estimulados a elaborar um plano de ação em rede para fortalecer as iniciativas que já existem além de criar novas. As ações tem como tema o livro, a leitura e a biblioteca sob a perspectiva da inclusão das pessoas com deficiência.

“Este encontro mostra a maturidade da Rede Nacional de Leitura Inclusiva e reforça o interesse cada vez maior de profissionais interessados na prática da inclusão por meio da educação, leitura e acesso à informação”, afirma Ana Paula Silva, coordenadora do projeto e profissional da Fundação Dorina. “Este encontro irá promover e fortalecer o vínculo entre as principais instituições que atuam na Rede de Leitura Inclusiva, valorizando as iniciativas existentes e emergindo novas ações no âmbito do livro, leitura e bibliotecas, que considerem de maneira verdadeira a inclusão das pessoas com deficiência”.

 

 

 

Fonte: fundação Dorina

Eu sou Lúcia Mara Formighieri, cega, graduada em Comunicação Social/Jornalismo há 12 anos e apaixonada por livros. Idealizadora deste blog, parceira e colunista no Congresso de Acessibilidade, Canal de Notícias, entre outros.

“O que eu posso fazer enquanto comunicadora, para transformar a vida das pessoas?

Com este questionamento, criei este Blog, Literagindo, para tratar de Literatura e Leitura Inclusivas!

Venha Literagir com a gente!