Alma, coração e operação

imagem escrito Cuba Gooding, Jr. Mão talentosas, a história de ben carson imagem do ator e da atriz

FICHA TÉCNICA

Título do Livro: Mãos Talentosas

Autor: Benjamin Carson

Edição:

Ano: 1987

Idioma: Português

Editora: Companhia das letras

Compre seu livro aqui: Livraria Cultura

RESENHA

Olá turminha do blog Literagindo, tudo bem?

Esta resenha é de especial dedicatória a todos os médicos. Um relato autobiográfico, de um dos maiores neurocirurgiões do planeta, Dr. Benjamin Karson, uma referência em sua profissão.

Benjamin Karson é filho de Sonia Karson e, com seu irmão Kurtz foi abandonado pelo pai ainda criança. Negro, de família humilde, o garoto de Detroit enfrentaria muitos obstáculos em sua vida, mas não se abateria.

A partir dos doze anos ele decidira fazer o bem ao próximo, ser médico, mal saberia o leitor, que, a partir daí, Ben demonstraria sua brilhante determinação.

Após enfrentar suas dificuldades na matemática, ser condecorado no Exército e concluir a fase de estudante secundarista, Ben tornar-se-ia um dos melhores médicos da neurocirurgia do hospital prestigiadíssimo John Hopkins, com o qual firmaria uma parceria para a vida toda.

Ao longo da obra, percebemos um ser humano sensível, que diz: “Não posso ficar com o cérebro das pessoas em minhas mãos e não me envolver com elas”. Este admirável ser humano descobre que seu talento com as mãos e a visão poderiam torná-lo imbatível em sua profissão, ainda quando trabalhava na Ford para pagar seus estudos.

No entanto, suas dificuldades não terminam por aí. Como médico residente, Ben Karson já realizava cirurgias complicadíssimas, tais como: lobotomia, cranioctomia e esferoctomia, deixando pacientes que poderiam ter morrido na mesa de operação, construírem suas vidas outra vez.

Ben é o médico que sofre quando perde um paciente, Ben é o médico que acredita até o último instante que irá salvar uma vida, Ben dá esperanças até Tereza Binder, mãe de gêmeos siameses.

Este, por sinal, torna-se ponto alto da obra, quando Ben separa os meninos, uma técnica, que em 1987, ainda não era conhecida do mundo. A mídia e a sociedade o prestigiam.

No entanto, Ben só tem um amor maior: sua querida Kendy e seus três filhos, dos quais ele acaba fazendo o parto urgente em casa. Ben é tão grandioso que transmite seus conhecimentos aos jovens.

Ao longo do livro, percebemos uma grande fé em Deus do Dr. aliás, fé esta, que o leva a desenvolver um profundo sentimento de amor pela medicina e seus pacientes. Algumas palavras de Ben durante a obra nos fazem refletir:

  “Nunca se sinta demasiadamente grande perante Deus”, “Utilize seu talento e seu tempo à seu favor”, “Leia mais livros, e veja menos programas de tv, o conhecimento é a chave para uma vida de luz, especialmente da Bíblia”, “Seja honesto com os outros, pois as pessoas odeiam mentiras” e por fim, “Pense grande”, você vai perceber que pode conseguir o que quiser, se acreditar.

O Blog Literagindo recomenda: Mãos Dotadas, de Benjamin Karson

Uma história comovente, que te leva a refletir sobre a sua própria vida.

  Não sabemos se Dr. Ben lerá este texto, mas, se algum médico seguir seu exemplo, seremos eternamente gratos e abençoados por mãos dotadas.

Eu sou Lúcia Mara Formighieri, cega, graduada em Comunicação Social/Jornalismo há 12 anos e apaixonada por livros. Idealizadora deste blog, parceira e colunista no Congresso de Acessibilidade, Canal de Notícias, entre outros.

“O que eu posso fazer enquanto comunicadora, para transformar a vida das pessoas?

Com este questionamento, criei este Blog, Literagindo, para tratar de Literatura e Leitura Inclusivas!

Venha Literagir com a gente!

Post Tagged with , , , ,