Quem somos

Literagindo…

Literatura/ ação…

Literatura através da Ação!

Você algum dia já se pegou pensando qual seria a melhor forma de ajudar as pessoas ao seu redor? Ajudar o seu país?  Já pensou em ajudar proporcionando a elas uma vida mais digna?

Foi com este objetivo que nasceu o blog Literagindo: uma proposta diferente de empreendimento.

Partamos do princípio!

lucia

Eu sou Lúcia Mara Formighieri, sou graduada em Comunicação Social/Jornalismo há 12 anos e, desde muito pequena, sempre fui apaixonada por livros. Muitas vezes, deixava os adultos conversando para ler e me embrenhar nas páginas da cultura e do conhecimento. O tempo foi passando, eu me graduei, passei por alguns trabalhos mas, ainda pensava: “O que eu posso fazer enquanto comunicadora, para transformar a vida das pessoas?

Em uma tarde, eu estava procurando artigos para ler na Internet e me deparei com o site do Congresso de Acessibilidade, então pensei: “Por que não?

Para resumir, assisti às palestras do evento, mais algo não parava de me incomodar: faltava algo, em meus caminhos profissionais, que me fizesse viver, que me desse prazer e claro, um retorno muito mais esperado do que dinheiro. Eu tinha decidido largar a música para me dedicar… a quê?

Então, veio um clique na minha cabeça. Comecei a pensar nas pessoas que, nem sempre têm acesso à informação. Como eu já havia trabalhado com a revista em Braille, feita na conclusão do curso de Jornalismo, precisava resgatar meu tesouro escondido. Mas de que adiantava tanto conhecimento sem ninguém para dividi-lo?

Foi então, que veio a ideia de um blog, de um cantinho onde as pessoas, com ou sem deficiência, pudessem expressar seus sentimentos, postar seus textos. Um cantinho onde os livros só terão sentido se estiverem em formatos acessíveis (através de leitores de telas, gravados e narrados com voz humana ou digitalizados para serem lidos em plataformas móveis).

Este cantinho da leitura, também serviria para transformarmos literatura em ação, ou seja, para levarmos o conhecimento até mesmo às pessoas que não sabem a quantidade de pérolas que encontramos nas letras. Aliás, até mesmo a marca do blog foi criada pensando em um conceito de leitura inclusiva, pois o conhecimento só se torna útil, quando nós o repartimos.

 

Aqui não terá espaço para julgamentos. Escreveremos as resenhas de livros consagrados ou não. Este nosso livro de aventuras só terá espaço em suas páginas para dois sentimentos, quais sejam: fraternidade e solidariedade.

Agradecemos ao Congresso de Acessibilidade por nos dar a oportunidade de fazermos a diferença no mercado empreendedor.

 

Literagindo para mim não é só uma marca: é uma filosofia de vida, de transformar a vida daqueles que precisam estudar, se informar e se divertir através das letras, e, se Literagindo é a Literatura através da ação, a partir de hoje convido vocês a interagirem e participarem da construção de uma sociedade melhor!

Obrigada! Que possamos ler e debater muito juntos.

   Lúcia Mara Formighieri, jornalista responsável pelo Blog Literagindo!